sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Internet, comodidade ou dependência?

Hoje em dia a utilizamos para tudo ou quase tudo, desde uma simples conversa para marcar uma hora de reunião ou até mesmo pagar as contas.

A cada dia que passa mais e mais serviços podem ser encontrados nela com o intuito de facilitar nossa vida nos dando uma maior comodidade, a partir deste fato acabamos acostumados com esta comodidade e como citou Paul Virilio em Os motores da historia –
Paul Virilio
Motor informático, “Com a maior utilização do mundo virtual, o ser torna-se desqualificado para o mundo local”.Com esta frase ele refere-se às comodidades oferecidas no meio virtual ao qual preferimos utilizar no lugar do meio local, com isso estaremos sempre perdendo algo como ele cita de exemplo, “Quando pegamos um trem que vai de Paris a Lyon em um período de tempo de três horas”, com isso ele referiu-se ao fato que a velocidade por ser tão alta perdemos de apreciar varias coisas como sendo uma delas, a natureza, as paisagens que existe entre o percurso dessas duas localidades onde se utilizasse um meio mais lento poderiam ser melhor apreciadas.

Utilizei como referencia de inicio do texto essas citações, pois a partir dela podemos definir que com o avanço do mundo virtual, Internet, estaremos cada vez mais acomodados e por mais que estes serviços avancem e faça que passemos menos tempo para fazer algo, silenciosamente surgiria um problema de grandes proporções. Tal problema torna-se de difícil detecção por muitos por conta que os sistemas estão funcionando como deveriam e dificilmente algum para de funcionar, mas o fato é quando um desses serviços pararem ou todos eles pararem, impossível não é, basta corta sua fonte de abastecimento ou de comunicação com o meio externo que em sua grande maioria são por cabos elétricos. Mas isto seria praticamente impossível de acontecer afirmarão, mas apenas quando nos deparamos com uma situação que pode comprometer o fornecimento de tais serviços é que começamos a notar a pequena ponta do iceberg.

Torre de Transmissão
Citando como exemplo uma situação que passei por querer, durante um inicio de tarde todos os serviços relacionados com o fornecimento de acesso a Internet, apresentava sofrer algum tipo abalo por conta das chuvas e que alguns pontos já se encontravam sem acesso há varias horas enquanto que em outros os serviços apresentavam lentidão ou perca frequentemente do sinal, um dos meios ao qual utilizo para ter acesso à Internet apresentou devidos problemas e como não era meu único meio de acesso, então por algumas horas fui adiantar outras tarefas e quando resolvi utilizar um segundo meio ele apresentou grande lentidão. Quando estava realizando outras tarefas consegui coletar algumas informações em que revelava que diversos pontos da cidade também estavam passando por situação semelhante, foi ai que parei para refletir e comecei a ver a possível ponta do iceberg ao qual ainda não tinha mim dado conta que ele sempre estivesse ali, mas que sempre foi ignorado.

A partir deste fato citado, alguns ainda podem não ter entendido onde realmente encontra-se o problema da situação ou ao que se refere este misterioso iceberg, o “Q” da questão tem ponto crucial sendo o fato que a cada dia que passa estamos cada vez mais familiarizados com o meio virtual assim deixando de lado o meio local e com isso existirá uma possível troca de papeis, antes tínhamos bastante experiência com o meio local e muito pouca com o virtual e devido a uma maior utilização do meio virtual estes papeis  acabarão trocando de posição, quando um destes serviços que mantém o meio virtual acessível falhar estaremos tão acostumados com o meio virtual que com a falta dele, estaríamos de certa forma de mãos atadas já que não saberíamos possivelmente como proceder no meio local para conseguir determinadas informações ficando assim como se estivesse em uma ilha isolada no meio do oceano, mesmo não estando lá.

Atualmente estamos cada vez mais usufruindo de comodidades que podem ser disponibilizadas no meio virtual e deixando assim de utilizar tais meios que também estão disponíveis no meio local, por conta da maior comodidade apresentada pelo meio virtual. Como é mostrado em alguns filmes que foca catástrofes naturais, o possível fim do mundo
Cena do filme Duro de Matar 4.0
como o conhecemos por conta de algum fenômeno natura ou até mesmo aqueles que têm como foco o mundo virtual, cada vez mais mostra como estamos ficando possivelmente dependendo de tais serviços e que com a queda ou falha de alguns ou de todos eles, causaria um enorme caos em toda a sociedade que foi afetada por esta indisponibilidade dos serviços. Exemplo disso pode-se ser observado assistindo ao filme “Duro de Matar 4.0”.

2 comentários:

  1. otimo tema.pois podemos ver que hoje em dia a internet é um meio muito rapido e facil de informar.porém existem pessoas que não sabe ter controle e acabam dependente desse da internet.

    ResponderExcluir
  2. A dependência é uma das piores coisas que existe,porém ficar dependente da internet é ignorar todo meio local citado acima!!
    É bom aproveitar a internet como recurso para facilitar e agilizar a vida das pessoas, mas seu uso exagerado provoca totalmente a desconecção do mundo real!

    ResponderExcluir

Apenas poste seu comentário se o mesmo estiver relacionado com o assunto, caso contrario por favor nem tenha esta trabalho! :-)